Skip to content

A Fundação Zoológico de São Paulo foi criada em junho de 1957, a partir de uma instrução do então Governador Jânio Quadros, sendo a inauguração oficialmente em 16 de março de 1958.

Ao longo dos anos, a FZSP, órgão do Governo do Estado, vem atuando na conservação das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Para tanto, a FZSP criou um avançado Centro de Conservação, que por meio de Programas de Conservação Integrada, Educação ambiental e Pesquisas Científicas contribui para a conservação dos animais da nossa fauna, conscientização e capacitação de profissionais e da população.

Antiga vista aérea da FPZSP

Nos últimos anos desenvolveu atividades, talentos e conhecimentos em várias outras áreas do conhecimento das Ciências Biológicas, Saúde Ambiental e Medicina Veterinária

Em 2018, foi reconhecida como Instituição Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo por seus trabalhos aplicados no campo da biotecnologia, pesquisa e desenvolvimento e Inovação tecnológica.

Em dezembro de 2021 as atividades de visitação, exposição, manejo, entre outras foram concedidas à iniciativa privada, sendo que as atividades de pesquisa; inovação tecnológica; programas de conservação; Centro de Conservação de fauna; e recebimento/destinação de animais são de responsabilidade da Fundação e do Governo do Estado, além dos programas de estágio, voluntariado e Aprimoramento Profissional.

A Fundação Zoológico também mantém sua parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para manutenção do 1º Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional – em Conservação da Fauna Silvestre, firmada em 2013 que atualmente está em sua 9ª turma e quase 100 profissionais capacitados.

A Fundação Zoológico de São Paulo se “reinventa” em um novo conceito

SERVIÇOS

Realizados pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Fundação, vão desde consultorias a diagnósticos laboratoriais, contando com profissionais qualificados (Mestres e Doutores) e experientes em suas áreas de atuação.

Ícone

PESQUISA

Desde sua criação, a Fundação é entusiasta da área científica e desde 2013 figura efetivamente no âmbito da pesquisa nacional, sendo reconhecida como Instituição Cientifica e Tecnológica do Estado de São Paulo (ICTESP).

Ícone

ENSINO

Nossos programas de estágio e voluntariado formam profissionais nas áreas de biologia e veterinária. E em parceria com a UFSCar, a Pós-Graduação em Conservação de Fauna mostra nosso engajamento na formação profissional.