Skip to content

O Centro de Pesquisa e Conservação de Fauna do Estado de São Paulo (CECFau), abriga as áreas técnico-científica da Fundação Zoológico de São Paulo. Essa área é composta pelo Departamento de Pesquisas Aplicadas e Departamento de Fauna Silvestre; Departamento de Veterinária; CRAS-PET e Programas de Conservação, sendo estes gerenciados no Departamento de Fauna Silvestre em Araçoiaba da Serra – SP.

CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

O CRAS-PET – Centro de Recuperação de Animais Silvestres localizado do Parque Ecológico do Tietê, passou a fazer parte da Fundação Zoológico de São Paulo em 01 de janeiro de 2020, sendo o único centro de triagem do Estado.

O CRAS foi instituído por meio do Decreto Nº 26.479, de 17/12/1986 com objetivo de acolher, cuidar e reabilitar animais silvestres apreendidos por órgãos fiscalizadores em combate ao comercio ilegal, especialmente das Polícias Militar Ambiental, Civil, Federal e IBAMA.

O CRAS-PET também atende animais de fauna urbana em situação de vulnerabilidade (órfãos ou feridos) que são resgatados com necessidades de tratamento veterinário das mais de 240 Prefeituras Paulistas pelo Corpo de Bombeiros, além daqueles entregues espontaneamente pela população.

CRAS - FOTO: SAYURI FITORRA