Skip to content

Dentre as atividades de Ensino e Extensão

Ao longo dos anos, a FZSP tem apoiado estudantes e profissionais através de seus Programas de Aprimoramento Profissional (PAP), voluntariado e estágios nas mais diversas áreas.

Além das ações de ensino, a Fundação tem incentivado ao longo dos últimos 20 anos as atividades de educação ambiental (EA) e inclusão social para o público 60+, crianças em tratamento oncológico, moradores de rua, além de outras ações (saiba mais em CURSOS).

Turma 2019 - FOTO: PAULO GIL

A Fundação / CECFau em números

 
0
Produção Científica
 
 
0
Banco de Amostras Biológicas
 
 
0
Alunos do Programa
de Pós-Graduação (2022)
 
 
0
Aprimoramento Profissional
(trabalhos concluídos)
 
 
0
Programa de Estágio
(estágios concluídos)
 
 
0
Programa de Voluntariado
(voluntariados concluídos)
 
Chimpanzé - FOTO: PAULO GIL

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado da FZSP tem por finalidade contribuir para a realização e o desenvolvimento pessoal do voluntário, guiado pela promoção de atividades ligadas à conservação da fauna e do meio ambiente. Considera-se serviço voluntário, para os fins deste regulamento, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física, de forma espontânea e sem retribuição pecuniária ou compensação patrimonial de qualquer natureza, em consonância com as finalidades institucionais da FZSP.

Aprimoramento Profissional

Atualmente, o PAP da Fundação pode ser aplicado aos profissionais, com até 2 anos de formado, voltado a biólogos, médicos veterinários, gestores ambientais e profissionais de outras áreas de nível superior compatíveis com as atividades de biologia, medicina veterinária, inovação e tecnologia. Os profissionais devem estar com registro no respectivo Conselho Regional de Classe. Nos casos de profissões não regulamentadas, para comprovação, é válida a apresentação do diploma devidamente registrado em órgão oficial. O PAP visa aperfeiçoar os conhecimentos técnicos de profissionais de recém-formados, proporcionando a oportunidade aos interessados em cumprir, sem vínculo empregatício, atividades de Aprimoramento Profissional.

Imagem decorativa - FOTO: PAULO GIL

Estágio Curricular Obrigatório

A Fundação concede estágio curricular obrigatório somente por meio de convênio entre a Fundação e a Instituição de Ensino, em cumprimento a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Nesse caso, o estudante deverá procurar a direção do seu curso e informar que possui interesse em estagiar na Fundação ficando a cargo da universidade firmar convênio com esta Instituição. A solicitação deve ser encaminhada por e-mail para que sejam enviadas as minutas e as informações necessárias para a realização do estágio.

Programa de Pós-Graduação - FOTO: ACERVO FZSP

Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna

A Fundação preza fortemente pela formação de profissionais que possam atuar na conservação da biodiversidade. Um exemplo disso é o Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna. A parceria estabelecida desde 2013 com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na qual a Fundação Zoológico de São Paulo já promoveu e vem contribuindo na formação de quase 100 profissionais na área de conservação de fauna silvestre. Todos os anos são realizados processos seletivos e novos alunos são selecionados em nosso programa. Nesses 9 anos do programa já contabilizamos mais de 70 dissertações de mestrado defendidas.

Clique aqui e saiba mais.

Para acessar as dissertações defendidas e depositadas no repositório da UFscar, clique aqui.