A Coordenadoria de Fauna Silvestre foi criada em 2022, estruturada através do Decreto nº 67.211, de 27 de outubro de 2022 de São Paulo, atua no desenvolvimento de ações e na gestão da fauna silvestre do estado de São Paulo, contribuindo com a definição de políticas públicas voltadas à conservação, manejo e controle da fauna silvestre, tanto em vida livre quanto as mantidas sob cuidados humanos.
A CFS atua no desenvolvimento de ações e na gestão da fauna silvestre do estado de São Paulo, contribuindo com a definição de políticas públicas voltadas à conservação, manejo e controle da fauna silvestre, tanto em vida livre quanto as mantidas sob cuidados humanos e conta com dois departamentos, que realizam atividades e desempenham atribuições especificas, sendo eles:
- Departamento de Conservação e Pesquisas Aplicadas a Fauna Silvestre (DCPA);
- Departamento de Gestão da Fauna Silvestre (DeFau).
- O DCPA é composto por: CPA-FS; CCI-FS; CECFau; NIT; Cetras-SP; NPCO; NBRA e NDC;
- O DeFAu é composto por: CFI-FS; CFE-FS , CGR-FS e SISPASS.
Nos últimos anos desenvolveu atividades, talentos e conhecimentos em várias outras áreas do conhecimento das Ciências Biológicas, Saúde Ambiental e Medicina Veterinária
Em 2018, foi reconhecida como Instituição Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo por seus trabalhos aplicados no campo da biotecnologia, pesquisa e desenvolvimento e Inovação tecnológica.
A Coordenadoria de fauna Silvestre – Semil também mantém sua parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para manutenção do 1º Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional – em Conservação da Fauna Silvestre, firmada em 2013 que atualmente está em sua 11ª turma e quase 100 profissionais capacitados.
SERVIÇOS
Realizados pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da CFS-Semil, vão desde consultorias a diagnósticos laboratoriais, contando com profissionais qualificados (Mestres e Doutores) e experientes em suas áreas de atuação.
PESQUISA
Desde sua criação, a CFS é entusiasta da área científica e desde 2013 figura efetivamente no âmbito da pesquisa nacional, sendo reconhecida como Instituição Cientifica e Tecnológica do Estado de São Paulo (ICTESP).
ENSINO
Nossos programas de estágio e voluntariado formam profissionais nas áreas de biologia e veterinária. E em parceria com a UFSCar, a Pós-Graduação em Conservação de Fauna mostra nosso engajamento na formação profissional.