Skip to content

A FZSP desenvolve pesquisas nas áreas biológicas, de saúde única, veterinária, conservação de espécies ameaçadas, meio ambiente, sustentabilidade e inovação tecnológica

É responsável por Programas de Conservação de algumas espécies brasileiras, como a arara-azul-de-lear e o mico-leão-preto. Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mantem o Programa de Pós-Graduação em Conservação de Fauna (PPG-CFau) e desde 2013 formou mais de 80 mestres e atingiu quase 100 alunos matriculados no Programa. Em 2018, a FZSP foi reconhecida como Instituição Científica e Tecnológica do Estado (ICTESP) em decorrência de sua produção científica e avanços tecnológicos.

Projetos e Pesquisa

Desde meados dos anos 2000, a Fundação Zoológico de São Paulo tornou-se pioneira em suas atividades de Pesquisa Aplicada e Conservação de Fauna ameaçada. Desde 2011 vem atuando de forma diferencial na área científica em diversos campos, incluindo meio ambiente e biotecnologia. Essa consciência nos projetou para os dias atuais ao conceito de Saúde Única.

Nossos projetos científicos e parcerias com colaboradores nacionais e internacionais, fez da Fundação uma Instituição Cientifica e Tecnológica reconhecida pelo Estado em 2018, e diante deste cenário, destacamos que a Fundação tem se envolvido e realizado ações para melhoria no diagnóstico de silvestres; projetos para diminuir o impacto ambiental por resíduos gerados; desenvolvimento do conceito de saúde única e medicina da conservação; além de coordenar Programas de Conservação de espécies como a arara-azul-de-lear e o mico-leão-preto.

Já formou em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, mais de 80 mestres pelo Programa de Conservação de Fauna, com muitos deles atuando no mercado de trabalho, seja em instituições que cuidam do bem-estar dos animais in situ ou ex situ.

Imagem decorativa - FOTO foto: IRYS GONZALEZ

Esses são alguns dos exemplos das atividades que a Fundação vem desenvolvendo nas áreas de pesquisa, meio ambiente e conservação com muita dedicação, carinho e honestidade nos últimos anos. E vem muito mais por aí.

Composting Unit Team 1 - FOTO: PAULO GIL
Composting Unit Team 1 - FOTO: PAULO GIL

Você tem um projeto e quer desenvolver conosco?

O Centro de Pesquisa e Conservação de Fauna da FZSP apoia pesquisas técnicas e científicas em várias áreas de conhecimento.

Para que seu projeto seja desenvolvido conosco, é necessário que você nos envie:

  1. Declaração de Anuência devidamente assinada e datada, que trata da Norma Técnica Administrativa/NTA correspondente ao tipo de projeto a ser submetido.
  2. Formulário de Análise Inicial, Formulário para Inscrição de Projeto de Pesquisa e a documentação citada nestes formulários.

Junte o Formulário de Análise Inicial e o Formulário para Inscrição de Projeto de Pesquisa (obrigatórios para qualquer modalidade de projeto), a documentação citada nestes formulários, e uma cópia do seu projeto, e envie para teccientificazoo@zoologico.sp.gov.

Se seu projeto se enquadra na NTA4, será necessário preencher o “Formulário para Inscrição de Relato de Caso e Similares (NTA-4)”, além dos formulários de Análise Inicial e de Inscrição de Projeto de Pesquisa.

O prazo de avaliação, desde a abertura do processo até o parecer final, é de aproximadamente 45 dias.

1. NORMAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS

Verifique, entre as opções abaixo, em qual NTA o seu projeto se enquadra. Baixe o arquivo, leia atentamente as instruções, assine e date.

2. FORMULÁRIOS