Skip to content

O Centro de Pesquisa e Conservação de Fauna do Estado de São Paulo (CECFau), mantem os projetos de conservação e pesquisa com a fauna silvestre, em parceria com Ibama e ICMBio, com objetivo na manutenção das populações geneticamente viáveis. 

O Centro de Conservação de Fauna Silvestre (Cecfau)

Inaugurado em 2015,  trata-se de um local voltado à pesquisa e manejo de fauna silvestre ameaçada de extinção. O Núcleo fica localizado em uma área de 80 mil m², em Araçoiaba da Serra/SP. Desde a criação da Coordenadoria de Fauna Silvestre, através da publicação do Decreto nº 67.211, de 27/10/2022 de São Paulo, tem início mais um capítulo de sua história. Responsabilidades: O CECFau busca avançar e se consolidar nas atividades de conservação de espécies ameaçadas, contribuindo com programas integrados e pesquisas aplicadas. A maior perspectiva é seguir contribuindo no combate à extinção das espécies da fauna brasileira.

Imagem decorativa - FOTO: FLAVIO AUGUSTO TORRES
Imagem decorativa - FOTO: FLAVIO AUGUSTO TORRES

As espécies tidas como prioritárias para conservação ex situ foram selecionadas considerando a necessidade de aumento populacional por meio de programas de reprodução e focadas nos programas de reforço de populações na natureza. A lista de espécies prioritárias indicadas pelo Programa de Manejo Ex Situ da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também é considerada para a seleção de espécies. Atualmente, o centro direciona suas atividades nas seguintes espécies: mico-leão-preto, mico-leão-de-cara-dourada, sagui-da-serra-escuro, arara-azul-de-lear, tamanduá-bandeira e perereca-pintada-do-rio-pomba.

O DEPFau busca avançar e se consolidar nas atividades de conservação de espécies ameaçadas, realizando investimentos em programas integrados e pesquisas aplicadas. A maior perspectiva é seguir contribuindo no combate à extinção das espécies da fauna brasileira.